LAUDO DE REFORMA E ART EM BELO HORIZONTE

Em quais situações o laudo de reforma é aplicável?

Qualquer reforma que altere as características originais de funcionalidade do imóvel, ou que comprometam a estabilidade da estrutura precisam de acompanhamento de um responsável técnico, engenheiro ou arquiteto. A instalação de equipamentos que gerem ruído, vibrações ou cargas na estrutura, também deve ser verificada. 

Trocas de revestimento aparentemente não são problemáticas. Porém, elas podem alterar a carga na laje ou até mesmo danificar a impermeabilização do imóvel. Modificações em pontos elétricos podem gerar demandas maiores de carga, o que traz consequências para as instalações elétricas do edifício. O mesmo acontece com as instalações hidráulicas. A quebra de paredes pode trazer sérias consequências aos imóveis superiores, caso não haja um estudo prévio por parte de um especialista. Assim, em todas as situações listadas acima, o laudo de reforma é aplicável.

Porque o laudo é necessário?

No dia 25 de janeiro de 2012, aconteceu o desabamento do edifício Liberdade no Rio de Janeiro. O prédio possuía mais de vinte andares. O desabamento foi causado por reformas irregulares, sem acompanhamento de um profissional habilitado. O desastre provocou a morte de várias pessoas. Este e outros grandes acidentes causados por reformas alertaram a comunidade técnica. Surgiu então uma pressão sobre a ABNT para regularizar este tipo de atividade. 

 

​Passados dois anos do desabamento do edifício Liberdade, a ABNT publicou a NBR 16.280:2014 que regulamenta a atividade de reformas em edifícios comerciais e residenciais.

 

A norma não tem poder de lei, mas em caso de litígio o juiz adotará, através da jurisprudência, as normas pertinentes como referência. Por tanto, é muito importante que os síndicos e condôminos estejam amparados pelo laudo de responsabilidade técnica.

Em que tipo de reforma o laudo é dispensável?

Geralmente em pequenas reformas de reparo não é necessário o acompanhamento de um engenheiro. São intervenções que não alterem as condições iniciais do imóvel. Como:

 

- Pintura.

- Troca de forro danificado.

- Reparo de pontos elétricos.

 

E outros serviços de baixo impacto. A regra geral é, se você está em dúvida, consulte um engenheiro ou arquiteto de sua confiança.

O laudo traz algum outro benefício?

A inspeção realizada por um profissional imparcial, aquele que não seja quem vai executar a reforma, garante que nenhum item desnecessário seja empurrado dentro do contrato de reforma. Isso traz a garantia de não gastar além do necessário pela reforma.

 

Outro grande benefício do laudo é que ele lista as anomalias do imóvel. A listagem deve conter informações sobre a gravidade de cada item e qual o grau de urgência de cada um. Assim, o sindico tem uma poderosa ferramenta para decidir onde os recursos devem ser aplicados.

Tenha uma reforma tranquila e assegurada.

Após a regulamentação da ABNT NBR 16280:2014 todas as reformas necessitam de laudo elaborado por um responsável técnico. 

Atendimento rápido e eficiente. 

Seu laudo fica pronto em 05 dias corridos. Após a inspeção do imóvel, seu laudo será elaborado com rapidez e eficiência. Incluindo ART  registrada no CREA.

Preços justos e competitivos.

Já teve aquela sensação de que pagou caro por um serviço que poderia ter saído muito mais barato? Não passe por isso ao contratar seu laudo. 

Tire suas dúvidas, entre em contato.

Tire suas dúvidas com um profissional habilitado.  Clique na janela de atendimento ON-LINE  no canto inferior direito.

© 2014 Cremonezi Projetos e Consultoria - Rua Olavo Bilac 500, Bairro Santa Mônica, Belo Horizonte - MG.

(31) 3656-3450    contato@cremonezi.com

  • Wix Facebook page
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Google+ page